11.10.25 – Scored – Um Novo Romance Distopiano

25 out

Hoje é o aniversário do livro de um maravilhoso romance chamado Scored, de Lauren McLaughlin. Foi me enviado há anos para uma resenha  e, como podem ver abaixo, eu dei uma.

(“Um tenso e emocionante olhar a um futuro próximo que é muito reconhecível.” – Scott Westerfeld, autor de Feios, bestseller do New York Times.)

Scored é o que as crianças esses dias estão chamando de um “romance distopiano.” Mas não é situado num futuro distante, tipo, digamos, Feios. Ele se passa só algumas décadas de hoje, e a maior mudança não é o fim de uma imensa civilização, mas uma pequena coisa chamada o Score (pontuação).

Nessa sociedade futura, tudo que você faz até 18 anos é cuidadosamente monitorado por câmeras de vigilância, e tudo isso é adicionado ao seu score — um número entre 1 e 100. Como Lauren coloca-o aqui:

Como você caminho, a frequência que você xinga, com quem você sai, quanto tempo você passa fazendo dever de casa estão todos  nutrindo o sistema. O software constantemente aprende com essas observações, transformando bem seu score algorítimo até seu resultados serem indiscutíveis. Os com score mais alto entram nas melhores universidades, qualificados para os melhores trabalho, ganham a maior parte do dinheiro. Os de score mais baixo cumprem seus destinos como desajustados, delinquentes, e permanentemente dependentes. Ninguém pode discutir com a precisão do score porque não há exceções à regra. A sociedade não as permite mais.

Esse é um daqueles livros, tipo Feios, pode parecer um olhar exagerado do futuro do mundo de hoje. Estudantes de ensino médio vivem e morrem pelos seus SATs (equivalente aos vestibulares nos EUA), afinal. Você não pode entrar em uma boa escola, e ter um bom futuro, sem uma nota alta. (Todo mundo diz isso, de qualquer forma.) E, é claro, câmeras estão surgindo de todos os lugares esses dias.

Mas preocupando-se com testes de médias altas e câmeras de vigilância é diferente de viver em um mundo onde elas se tornaram toda-poderosas. E isso é o que é um bom romante distopiano faz, leva você a um futuro e mostra a você como é viver lá.

A personagem principal de Scored é Imani, um estudante do último ano do ensino médio qual o score tem sido na casa dos 90 a vida toda. Em outras palavras, ela é uma boa aluna e uma boa menina. Mas a melhor amiga dela Cady começou a sair com um garoto de score baixo, o que significa que o score de Cady está caindo rápido. E já que o Grupo Peer é um dos cinco pilares do Score, o próprio score de Imani irá sofrer em breve. Não vou dar mais spoiler, mas confie em mim, a história fica mais intensa e complicada conforme caminha a sua conclusão.

Se você esta enfrentando o SATs (ou o qual quer teste que o sistema de sua escola usa para criar seu “histórico permanente”) você deve verificar Scored. Está nas em qualquer livrarias, online e no mundo real, a partir de hoje.

Clique aqui para ler mais sobre a própria Lauren.

(Além disso, acabei de autografar um estoque métrico de livros na Books of Wonder aqui em NYC. Clique aqui para fazer um pedido dessas cópias autografadas. Há algumas de cada série que escrevi, então ligue para eles se você não vir a que você quer. Eles provavelmente a tem.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: