LIVROS – Série Feios ganha capa nova nos EUA.

20 ago

Uglies(Original Import)

   Primeiro publicado em 2005, Feios (pela Simon & Schuster) deslumbrou jovens leitores e redefiniu o padrão de utopia fictícia. Na sociedade pós-apocalíptica futurística, adolescentes mal conseguem esperar até os 16 anos, quando se passarão por uma extensa operação que os transformará de simples e imperfeitos “feios” em atraentes “perfeitos” de tirar o fôlego.

   Enquanto seu aniversário se aproxima, Tally Youngblood está ansiando se tornar fisicamente perfeita – com traços simétricos, pele perfeita, lábios cheios e olhos grandes que a sociedade dela tão admira – e junto com o resultante estilo de vida de festa e diversão. Entretanto, quando sua amiga foge para se juntar a um bando de forasteiros determinados a evitar a cirurgia, Tally recebe proposta impossível pelas autoridades: trazer Shay de volta ou nunca ser perfeita. Os fortes personagens de Westerfeld, o mundo fictício vibrantemente criado, e um enredo envolvente a cada página enquanto os encoraja a contemplar temas como traição, conformidade, auto-conceito, e a invasão da tecnologia. Esta série favorita pelos fãs continua em Perfeitos (2005), Especiais (2006), e Extras (2007, todos pela S&S – EUA).

  Simon Pulse reeditou todos os quatro livros com novas capas impressionantemente desenhadas. De acordo com Bethany Buck, publicador da Simon Pulse e editor do Westerfeld, e Russell Gordon, Art Director e designer da capa dos livros, era o tempo certo para um visual novo: “Feios é tipo a avó da ficção utópica adolescente. Definitivamente começou a onda de publicação atual. Enquanto foi difícil ver aquelas capas ícones originais partirem, sabíamos que havia uma linha diferente de leitores por aí. Queríamos que o livro parecesse ‘novo’ para crianças que eram muito jovens para lê-los quando foram publicados originalmente há seis anos.”

Delicadamente tocada com efeitos brilhantes, cada capa vem com uma imagem única e provocante que fornece uma sedutora entrada à história que se segue. Por exemplo, Feios vem com um rosto oculto por um cobertor, com duas mãos — uma segurando um reluzente bisturi prata pairando ameaçadoramente perto. Fundos totalmente brancos e fonte de letra limpamente estilizados criam um olhar apropriadamente polido, quase clínico, e foca a atenção em cada figura deslumbrante fotografada. Os livros permanecem juntos organizadamente como uma série, criando um olhar artístico especial para o quarteto enquanto encoraja os leitores a seguir sem esforço de um volume a outro. Em geral, o resultado é elegante e sofisticado de modo a agradar os adolescentes.

    Buck e Gordon explicam: “Queríamos transferir um mundo estéril, médico, frio, e ‘perfeito, sem individualidade‘. Olhar não é o suficiente no mundo de Feios. A medida que a série avança, a cirurgia fica ainda mais avançada: ossos e músculos são substituídos por material indestrutível; telas de computador são implantadas nos olhos. Então queríamos mostrar mais do que apenas um rosto bonito, trazendo tecnologia para a capa: nós sutilmente imprimimos em uma folha metálica para ajudar a trazer o aspecto tecnológico. Nós também usamos mais partes de corpos do que rostos (na maior parte).

    E adotamos a ficção científica um pouco mais desta vez. A imagem do reedição de Feios é um olá a todos na sociedade fazendo cirurgias genéricas. Nós elegemos modelos em forma que são aplicáveis (ex.: a capa de Perfeitos – Pretties – é uma jogadora de profissional basquetebol; de Especiais é um ginasta). Extras mostra o grande olho de titânio; esta capa é mais elaborada nos efeitos especiais que as outras.”

   Como as novas capaz se diferenciam das versões anteriores? Buck e Gordon argumentaram que “as embalagens de antes eram levadas mais pelos personagens,” com os primeiros três livros “mostrando a evolução de Tally. As capas estavam na vanguarda da moda de cortar de perto o rostos dos personagens nas capas. Elas também estavam datadas, como estávamos vendo um crescente interesse em modelos e alta moda, e queríamos brincar com esses temas.” Em contraste, as novas capas “representam mais os temas de um mundo distópico de Westerfeld: não apenas cirurgia extrema, mas também a força dos personagens, a frieza, sofisticação e tecnologia desse mundo. Também, sentimos que talvez só tendo garotas personagens (Tally e Aya) nas capaz originais talvez tivéssemos alienado os meninos leitores. Então as novas capas têm um olhar amplo.”

   Creditando a série com um toque “na ressurgência da ficção distópica e ficção científica no mercado adolescente, e [estabelecendo] um padrão alto para as crianças esperarem do gênero”, Buck e Gordon acreditam que os livros irão continuar a surpreender leitores: “A ótima coisa sobre a série de Scott é que ele escreveu sobre temas sofisticados e inteligentes, ainda que os livros também fossem contemporâneos e novos. Scott envolveu as estórias com temas de cultura pop: obsessão com perfeição e beleza em Feios; o mundo hedonista de Perfeitos; tecnologia em Especials; e celebridades e mídias sociais em Extras. Temas clássicos com uma onda moderna. Além disso, os livros são divertidos, cheios de ação, máquinas legais, e garotas amam romance leve. A coisa interessante é que a tecnologia futurística dos livros de Scott podem chegar a nós!

  Em adição à edição em brochura, Simon Pulse também está publicando todos os livros em capa dura, um plus para as livrarias procurarem atualizar suas coleções. Com versões minimizadas das imagens das capas na lateral do livro, os volumes têm uma forte presença nas prateleiras. Livreiros, educadores e organizadores de grupos de infanto-juvenil podem visitar o site da Simon & Schuster para um guia de leitura em grupo da Série Feios, com tópicos para discussão e visite o site do Westerfeld para informações provocantes adicionais e uma entrevista com o autor montadas para os jovens.

Capas Antigas

Fonte: SchoolLibraryJournal.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: