11.06.26 – Transcrição de encontro

26 jun

Ontem, às 2 da tarde, eu e uma centena de fãs do WesterForum conversamos por quase uma hora e meia, e respondi muitas perguntas. Para aqueles que não forem, eu as juntei e fiz este post.

[RESUMO: Scott Westerfeld responde perguntas sobre o último livro da trilogia de Leviathan – não lançado no Brasil -; comenta que gostaria muito vir ao Brasil; anuncia que já tem ideia para novo livro não-série, está escrevendo uma história em quadrinho e que tem um projeto secreto que chama de Projeto Croy]

Aproveite:

P: Que tipo de suco você gosta?
S: Há muitos sucos que adoro. Manga! Pêra! (Especialmente cidra de pêra). Maçã!

P: Então, Scott, há uma rivalidade acontecendo (no fórum, lógico), baseada na pergunta “Se a turma do Leviatã entrasse numa luta com a Circunstâncias Especiais quem venceria?”. Qual a sua opinião?
S: Acho que numa batalha corpo-a-corpo, os Especiais iriam ganhar, porque eles são muito rápidos. Mas numa batalha de verdade, o Leviatã poderia confundir eles com bomba de falcão ou cocô de morcego sem correr nenhum risco.

P: O que está acontecendo com Croy? Podes nos dar alguma informação sobre ele?
S: Essa informação será dada no Leaky Con e no Comic Con. DAQUI A APENAS ALGUMAS SEMANAS. Mas não posso dizer nada agora, exceto talvez… você irá VER ELE.

P: Você usou o mesmo modelo na capa de Goliath que na de Leviatã eBohemoth?
S: Sim. Mesmo modelo, mesma sessão de fotos, mesmo dia. Algum dia, eu mostro para vocês as fotos sem alterações.

P: Em algum ponto de Bohemoth, Dra. Barlow sabe que Deyrn é uma garota? Isso foi tópico de discussão em um grande debate.
S: Hah! Não vou dizer agora, mas você VAI ter a resposta para isso em Goliath.

P: Você já conheceu alguém na vida real que te lembra dos seus personagens? Ou vice e versa.
S: Hmm, na verdade, não. Apesar de que, às vezes, vejo alguém e digo ‘Uau, ele/ela é um completo perfeito!’

P: Prazer em conhecê-lo, a propósito. (e diga oi para a Justine *esposa de Scott* (Sra. Larbaleister?) por mim, por favor!)
S: É Dra. Larbalestier, de fato.

P: A Justine sabe cozinhar?
S: Ela é ótima cozinheira de comida Thailandesa, e ela quer que eu adicione que ela é uma ótima boxeadora também. (Ela tem ido a algumas aulas.)

P: Que programas de TV você assiste?
S: Game of Thrones, Treme e acabei de terminar Vampire Diaries.

P: Isto não é uma pergunta, apenas um comentário. Acho que você gostaria de saber que eu costumava gostar de história, e Leviatã me faz amá-la de novo. Devo até eu mesmo tentar escrever algo com tema histórico.
S: Yay!

P: A Lilit *de Leviatã* é lésbica/bi? (Por favor, diga sim.)
S: Eles realmente não tinham essas categorias de mulheres naquela época, mas ela seria se estivesse viva hoje. (Estranho, mas de fato: homossexualidade masculina era ilegal na Inglaterra antigamente, mas homossexualidade feminina não era porque os legisladores se RECUSAVAM ACREDITAR QUE ELA EXISTIA.)

P: Em Feios, há muitas mensagens, algumas óbvias, outras nem tanto. Que mensagens/lições você quer que os leitores tomem de Leviatã?
S: Hmm. Acho que o grande assunto é sobre como os lados opostos de um conflito (guerra ou apenas ideológico/tecnológico) veem um ao outro, e como isso pode mudar quando eles são forçados a trabalhar juntos.

P: Que tipo de música você gosta? (Gosta de Florence + And the machine?)
S: Gosto de minimalismo e trip-hop, e não conheço essa tal Florence.

P: Qual é sua opinião sobre Jogos Vorazes? (Você verá o filme?)
S: Quero ver o filme. Gostei do primeiro livro, mas não li os outros.

P: Quando você sairá em turnê?
S: 17 de Setembro. NÃO SEI PARA ONDE AINDA! NÃO ESCOLHO ONDE.

P: Gostaria de se juntar a minha gangue de Ninjas?
S: Eu já me infiltrei na sua gangue de ninjas!

P: Você gosta de escrever sobre doenças? Vampiros em Nova York era sobre parasitas, Innoculata *de Zumbis X Unicórnios* tinha a ver com um vírus e em Tão Ontem o pai do principal era Epidemiologista (acho).”
S: Eu amo todos os tipos de biologia, tipo criaturas também. Estudei filosofia da biologia na faculdade. (Sim, isso é verdade).

P: Scott-la, na Série Feios, qual foi o personagem mais interessante de criar?
S: Hmm, talvez o Sr. Simpson Smith, porque ele falava engraçado e tinha uma maneira bem diferente (dos outros) de ver o mundo.

P: Tem um baile, casamento ou alguma outra cena formal em Goliath?
S: Sim!

P: Alguma vez vamos ver a Deryn de vestino no último livro? Preciso de alguma esperança…
S: Segredo!

P: Você ficou irritado com minha bateria de perguntas na última reunião? xD”
S: Não!

P: Eu amo o Eddie, ele é importante em Goliath?
S: Hmm, isso é bem spoiler, mas sim, ele é importante em Goliath. Afinal, ninguém apenas desaparece.

P: Goliath é o fim do universo Leviatã? Sei que você está escrevendo o Manual of Aeronautics *Manual dos Aeronauticos*, mas não terá nenhuma história nele. Há algo um livro tipo o Extras *livro avulso* planejado?
S: Nada planejado, mas tenho meio que uma “prequel” de Goliath. Era uma pequena história que estava escrevendo e decidi deixar de lado porque queria fazer uma trilogia inteira. E posso publicá-la alguma hora.

P: Alguma novidade para filme de Leviatã que gostaria de compartilhar?
S: Um contrato está sendo escrito. Até que seja assinado, não poderia dizer mais nada!

P: Alguma vez já tentou esgrima? Você teria aulas com Conde Volger *personagem de Leviathan*?
S: Sim, na faculdade. Mas ele parece malvado como professor. Sou um aluno preguiçoso em coisas físicas.

P: Você deu o nome do Volger de Ernst porque foi o nome que Arque-duque Ferdinand deu ao filho dele?
S: Sim! Pontos bônus para você! Ele é o Ernst que eu apaguei da história.

P: E o quanto Volger e o Arque-duque eram amigos exatamente? Ele deu o nome do próximo filho de Volger?
S: Volger não é histórico, então sua segunda resposta é um não. Mas no meu mundo, eles eram muito íntimos, apesar deles terem passado por um mau caminho quando Volger disse ao Arque-duque para não casar com Sophie.

P: Sou Húngaro. Vamos para a Hungria no próximo [livro]?
S: Desculpe, nada da Hungria em Goliath.

P: Qual o sobrenome da Lilit *Leviatã*?
S: Não sei. (Nomes variavam muito na época, entretanto. Ela provavelmente apenas teria sido conhecida como ‘Lilit, filha de Zaven’)

P: Você acha interessante quando “shipam” personagens? *apoiam o romance entre eles*
S: SIM! Eu adoro todas as fanfics.

P: Oh, é, e como vai aquele cara no seu armário?
S: Ele está quase acabando com o mestrado, e então acho que fará PhD.
(Esta é uma piada interna no Fórum. Não fique assustado.)

P: Ok, então já que a Série Leviatã está quase acabada, você já tem outra série em mente? Ou o novo projeto do Croy será o próximo livro?
S: Não uma série inteira. Mas um livro sozinho está na minha cabeça e há o projeto do Croy e uma história em quadrinhos que estou escrevendo.

P: Que tipo de diretos autorais tem a trilogia Leviatã e quem os detêm? Haverá finalmente uma versão de Creative Communs *licença de uso mais livre que as normais*?
S: Não tenho certeza sobre pequenas histórias. Leviatã está sob direitos autorais normais, detidos por mim, mas escreva toda fanfiction que você quiser.

P: Alguma dica sobre construir um mundo [imaginário]?
S: Preste atenção em como ESSE mundo funciona, e o quanto ele é complicado.

P: E tem alguém na vida real que foi uma inspiração para um personagem naSérie Leviatã?
S: Hmm, na verdade, não, exceto aquelas mulheres históricas que realmente fingiram ser garotos.

P: Scott, você consegue imaginar que se você vier para nossas casas nós enlouqueceríamos e seríamos tipo a moça no livro/filme ‘Louca Obsessão’ *de Stephen King*?
S: Obrigado pelo aviso!

P: Oh, e Dra. Barlow e Volger estão apaixonados? Nós fãs morreríamos de felicidade se estivessem!
S: Barlow é casada! (Mas eles têm uma ligação especial.)

P: Você virá para o Texas em breve?
S: SIM, estou agendado no Festival de Livros Adolescentes de Austin, e além do mais outras cidades do Texas provavelmente estarão na turnê.

P: Okay, TENHO que perguntar: haverá um filme de Feios?
S: Talvez! Nova negociação em processo. Irei postar novidades quando o contrato estiver assinado.

P: Você vai ver o último filme de Harry Potter no cinema?
S: Sim, na Leaky Con, com Maureen Johnson *escritora*.

P: Qual foi a coisa mais estranha que já te pediram para assinar?
S: Respondi isso na última reunião, e não me lembro o quê. Alguém lembra?
(Pesquisa posterior revelou a resposta: “um sutiã”.)

P: No site da Justine ela diz que não dirige carros. Você dirige? Se não, tem algo a ver com Feios?
S: Verdade, não temos carro, nem carteira de motorista. E MEIO QUE tem a ver comFeios, nisso que eu tenho problemas ambientais com eles.
Nunca moro onde ter carro é essencial.

P: Ok, gente, por que não apenas esperamos e deixamos ele responder todas as perguntas que já fizemos.
S: Hah! Boa sorte com isso.

P: Veremos alguma luta de espadas de Alek, Deryn, ou particularmente de Voger em Goliath?
S: Sim! Tem espadas! E uma coisa coisa que não é BEM uma espada.

P: Quantos capítulos tem Goliath?
S: Hm, 44 ou 45.

P: Você comeu alguma torta ultimamente?
S: Ultimamente, não. Mas irei algum dia EM SUA HOMENAGEM.

P: Pode nos dar uma vaga descrição do cenário do livro após Goliath?
S: EUA Contemporâneo e meio que um pós-mundo místico.

P: Virá para a Europa?
S: É, mas sem planos no momento. França quer que eu vá há alguns anos.
Onde eu quero mesmo ir é o Brasil.

P: Você assisti algum anime ou lê algum mangá?
S: Nana, Blood+, Monster, Princess Tutu, Moribito, Full Metal Alchemist, Pluto, 20th Century Boys…

P: Por que você escolheu hoje para nos reunirmos? Gosta de ter reuniões no aniversário de dois anos de Michael Jackson?xD
S: Nem tinha percebido.

P: Tem uma foto do sapato legal de cadarço de Tão Ontem? Eu não consegui encontrar um modelo como esse em lugar algum….
S: Uma das minhas edições estrangeiras tem ele. Procure Tão Ontem em todos meus posts e examine-os.
(Eu procurei, mas ainda não consegui encontrar.)

P: Bisbilhotando os antigos posts, vi que você tinha postado sobre a possibilidade de um filme de Tão Ontem. Ainda há chance de haver um filme?
S: Não, isso desmoronou. (Mas ganhei dinheiro. Yay!)

P: Você gosta de Emilie Autumn? Muse?
S: Não conheço eles.

P: Qual seu livro favorito que escreveu?
S: Hmm, Os Primeiros Dias foi a experiência mais mágica. Tipo, toda vez que eu tinha um problema com o enredo, os parasitas resolviam ele!

P: Lilit vai se casar como parte do enredo em Goliath? (adivinhando devido à piada épica de Primeiro de Abril). O enredo devido à faca e ao fato de que Lilith obviamente não se casaria por amor de qualquer jeito (acho que não). Especialmente desde que sabemos que ela é gay/bi (não dizendo que gays/bis não deveriam casar, só dizendo que duvido muito que fosse legal na época).
S: Heh, diria que ela faz parte do livro, mas ISSO É TUDO.

P: Você gosta da série House?
S: Nunca assisti. Não assisto muito realismo.

P: Você alguma vez assistiu A Very Potter Musical *musical de fãs com músicas inspiradas em Harry Potter*?
S: Não.

P: Leviatã tem um rabo?
S: Sim! Você irá VÊ-LO e iremos VOLTAR para lá em Goliath.

P: (Se ninguém desaparece nos seus livros) O que aconteceu com Croy?
S: Ele está se guardando para Maio/Junho de 2012.

P: Haverá algum cena boa de gente “ficando” em Goliath?
S: Sim, haverão beijos… MAS QUEM?

P: Volger morre, porque o primeiro nome dele significa ‘lutar até a morte’?
S: TODOS MORREM EM GOLIATH. (Na verdade, não.)

P: Meu irmão gêmeo gostaria de saber: haverão novas máquinas de guerra incríveis ou criaturas?
S: AMBOS.

P: Da última vez, você mencionou Newkirk não tem primeiro nome. Pode inventar um agora?
S: Hm, deixo isso com vocês.

P: Sabemos que “Hearst” da Palavra Misteriosa de Goliath é William Randolph Hearst, mas quem é “Rogers”?
S: Hm, não me lembro.

P: Quero tanto que Deryn conte ao Alek… Você arrastou isso por muito tempo! Por quê? Por quê?
S: As lágrimas dos meus leitores me mantém jovem.

P: Meu irmão também quer saber se veremos algo com os Dirigíveis?
S: Sim.

P: Com você se sente com pessoas torturando seus personagens em fanfics e fan art, ex.: fazendo-os estúpidos, confusos, mantando-os, e/ou mutilando-os?
S: Vão em frente.

P: Ok, então essa “prequel” de Goliath é seu próximo grande projeto ou há outra série nova?
S: Como eu disse, há um livro único, e o projeto Croy, e uma história em quadrinhos.

P: O Projeto Croy é realmente sobre Croy? Ou você só está chamando ele assim?
S: Só estou chamando ele assim. PORQUE TODOS ESTÃO OBCECADOS COM O CROY.

P: Eugene William Newkirk para sempre! *bate com a marreta*
S: ESTÁ DECIDIDO.

P: “Como David ganhou sua cicatriz na sobrancelha? Ou essa é uma das perguntas que você deixa ou fãs decidirem? (Eu já escrevi uma fanfic sobre isso).
S: Será revelado no Projeto Croy!

P: Irá existir um video game de Leviatã?
S: Espero que sim, mas sem planos ainda.

P: Quer um lagarto mensageiro de estimação?
S: Hmm. Difícil de cuidar, ficar se revezando entre Sydney e Nova York.

P: Você gosta de Sementes Brotando Sorvete de Biscoito?
S: ISSO PARECE INTRIGANTE!

P: Haverá Revolução Russa no universo de Leviatã?
S: Não vamos até o fim de 1917, então não nos livros.

P: ALÉM ISSO… minha mãe quer saber se haverá outro Risen Empire *não lançado no Brasil* vindo em breve?
S: Ai, não.

P: E se tiver: Pode nos dizer a última palavra? Não a última frase, apenas a última palavra.
S: É… ‘alia-se’.

P: Alguém vai para os Estados Unidos [em Goliath]?
S: SIM.

P: Irá haver um Kit Lego de Leviatã?
S: Isso veio à tona na minha última reunião de marketing e eu disse que iria assinar o papel que fosse preciso. Mas nada concreto ainda.

P: E já provou o ‘verdadeiro’ Bovril (do tipo comestível)?”
S: Não. Sou vegetariano.

P: Você já terminou Goliath?
S: Sim!

P: Como você se sente sobre o fórum por inteiro?
S: Acho que é ótimo o quanto ele é grande! Mas não leio muito ele. É meio de coisa de vocês, não minha.

P: Se você pudesse ter uma máquina/criatura de Leviatã no nosso mundo, qual seria?
S: O próprio Leviatã. Iria voar nele!

P: Você tem skype e, se sim, gostaria de vir para a nossa reunião no skype?
S: Eu não uso muito ele, e tenho que TRABALHAR.

P: Você baseia seus personagens em si mesmo ou na sua família? (Minha primeira pergunta série, fora as do Croy!)
S: Na verdade, não. Talvez um pouco, tipo não gostar de chocolate ou um jeito de falar.

P: Haverá algum dia uma atribuição de licença Creative Communs não-comercial livre para compartilhar?
S: Talvez se eu me cansar disso. Eu quase preferiria jogar tudo em domínio público. Assim seria mais fácil.

P: Obrigado, Scott!!! Mal posso esperar por todos esses novos projetos. A história em quadrinhos será do mesmo ilustrador de Leviatã?
S: Não. Keith é muito lento e complicado para fazer história em quadrinho.

P: Esse lugar irá algum dia ter feeds ou algo tipo identi.ca.?
S: Não sei o que é isso.

P: De quem você gosta mais, Alek or Deyn?
S: Deryn é mais divertido de escrever, porque ela é basicamente mais feliz e mais bem ajustada. Mas Alek é um pouco mais cuidadoso.

P: Há algum motivo para eu não poder pedir para um amigo de um amigo fazer uma camisa que diz “Time Cable” ou “Circunstâncias Especiais” ou “Não quero lhe machucar, mas farei se for necessário” ou outras citações de Feios nela? Porque não quero entrar em nenhum problema fazendo uma se não for legal, então tudo bem eu mesma fazer uma camisa temática de Feios?
S: Vá em frente! Para uso pessoal, tudo bem pra mim.

P: Esse fórum algum dia será em tempo real?
S: Hmm, não sei bem o que isso significa, então não em breve. Irei perguntar para minha webmaster.

P: Você considera escrever outro livro de steampunk?
S: Não por enquanto. Não iria querer me repetir.

P: Qual seu tipo favorito de fanfic de Leviatã?
S: Quanto mais estranha e inesperada, mais eu gosto.

P: Goliath é uma criatura ou uma máquina? Morrendo de curiosidade aqui!
S: Máquina!

P: Você gosta de besouros?
S: Sim, mas não na minha comida.

P: Você vem para a área de Manchester algum tempo desses?
S: Provavelmente não.

P: Você já usou IRC?
S: Não por muito tempo.

P: Alguém já te reconheceu e ficou louco?
S: Um elevador cheio de bibliotecários me reconheceram uma vez na ALA (conferência de bibliotecários) e eles gritaram!

P: Se eu mencionar torta quando te vir, você me reconheceria como Allie-wa?
S: Muitas pessoas me perguntam sobre torta, mas ainda saberia que era VOCÊ.

P: Scott, a pergunta MAIS importante de TODAS… Você… tem um balde azul?
S: Eu tinha, mas foi roubado.

P: Okay, então quando Volger disse que Dra. Barlow era uma “mulher interessante”, ele não estava declarando seu amor eterno por ela?
S: Ele é mais misterioso que isso, acho.

P: Alguém importante na série morre em Goliath?
S: Pessoas morrem, mas aposto que ELES acham que são importantes.

P: Você vê os quadrinhos do xkcd *site*?
S: Adoro eles.

P: Estou comendo um kiwi pegajoso.
S: Parece delicioso.

P: O quanto a Deryn é alta?
S: Bem alta para seu tempo. 1,77 metros ou algo assim.

P: Qual a cor dos olhos de Deryn?
S: Não sei. Castanhos, acho. (Pesquisa posterior revelou que eles são AZUIS.)

P: Você virá para a Europa Central?
S: Eu adoraria. Vamos esperar que Leviatã vá bem na Alemanha.

P: Você é um Nerdfighter *fãs dos Vlogbrothers*?
S: Na verdade, não. Mas conheço e adoro muitos, e tento não esquecer como ser incrível.

P: Quanto menor o Alek é comparado a Deryn?
S: 0,8 centímetros.

P: De todos seus livros e pequenas histórias, qual a cena foi mais divertida que escreveu e por quê?
S: Os Primeiros Dias. Ver resposta anterior.

P: Qual a pergunta mais irritante que já te fizeram?
S: Argh. Talvez esta.

P: Sei que você é Time Zumbi, mas e se houvessem zumbificado um unicórnio… você seria Zumbicórnio?
S: Ainda seria Time Zumbi. Não quero atirar num cavalo.

P: Eddie usaria a câmera meio assim? [foto anexada]
S: Sim. Mas a câmera dele está em uma ilustração de Goliath, não está?

P: Haverá algum encontro ao vivo?
S: Isso daria certo? Sugestões?

P: Qual a sua parte favorita de Leviatã?
S: Se livrando do ouro.

P: Qual sua parte favorita de Bohemoth?
S: Talvez o palácio do sultão? Ou o beijo.

P: Qual sua parte favorite de Goliath?
S: A parte que todo mundo MORRE. (hehe) Ou talvez um certo BEIJO.

P: Qual sua criatura favorita?
S: Bovril. *Leviatã*

P: Qual sua máquina favorita?
S: The Stormwalker *Leviathan*.

P: Fiz meus sapatos do modelo de cadarço de Tão Ontem! Terei que postá-lo.
S: FAÇA ISSO!

Okay, é isso! Espero que vocês furões compareçam no próximo.

Deixe um comentário

